O Parque da Água Branca está passando por várias reformas. São restauros nas construções históricas, corte de árvores, alterações na vegetação, praça de alimentação, novos passeios, pedriscos, praça de leitura, pisos intertravados, retirada das aves soltas (patos, gansos e cia), privatização do estacionamento... Todas de uma vez e todas de repente. Algumas muito bem vindas, outras muito questionáveis. Aqui você encontrará informações e opiniões sobre tudo isso que está ocorrendo no Parque.
quarta-feira, 22 de agosto de 2012
Fundo faz obras ilegais no Parque da Água Branca


sexta-feira, 3 de agosto de 2012
PARQUE DA ÁGUA BRANCA AGORA É DA SECRETARIA ESTADUAL DE MEIO AMBIENTE


sexta-feira, 20 de julho de 2012
FUSSESP DESRESPEITA A JUSTIÇA
O Ministério Público já foi informado pelo Movimento SOS Parque da Água Branca.
sospab@gmail.com


domingo, 1 de julho de 2012
Justiça exige licença para novas obras no parque da Água Branca
Adriano Vizoni/Folhapress | ||
![]() | ||
Uma das casas atualmente em reforma no parque da Água Branca, na zona oeste de São Paulo |


Parque da Água Branca: MP ajuíza ação civil contra reforma


Novas obras no parque da Água Branca renderão multa de R$ 500 mil

Justiça mandou o governo do Estado de São Paulo não mais realizar obras no Parque da Água Branca, na Zona Oeste de São Paulo, para evitar danos de difícil reparação ao meio ambiente. A liminar foi concedida no último dia 18 pela juíza Carolina Cardoso, da 2ª Vara da Fazenda Pública. Em caso de descumprimento, o Estado será multado em R$ 500 mil por intervenção irregular.
Ele afirma que as obras foram realizadas sem autorização do conselho municipal do patrimônio histórico, o Conpresp, que seria necessário uma vez que o parque é tombado. Já as autorizações do Condephaat, o órgão estadual, não tinham embasamento técnico.

autorização no Parque da Água Branca (Foto:
Ardilhes Moreira/G1)
A ação do Ministério Público alegou que em um trecho do parque localizado próximo à Rua Ministro Godói, toda a vegetação rasteira foi substituída por plantas ornamentais, “típicas de condomínios de luxo”, No local, foi criado um caminho denominado Trilha do Pau-Brasil. Além disso, foram suprimidas três árvores sem autorização da Secretaria do Verde da Prefeitura de São Paulo. As denúncias foram levadas à Promotoria por moradores e associações de defensores do parque.
A ação faz ainda um pedido de ressarcimento por danos morais e ainda solicita um pedido de desculpas formal por parte do governo do Estado. O mérito, no entanto, ainda não foi julgado.
LEIA A AÇÃO CIVIL PÚBLICA AMBIENTAL COM ANTECIPAÇÃO DE TUTELA


quinta-feira, 24 de maio de 2012
CMSP CONVOCA NOVAMENTE O CONPRESP SOBRE OBRAS NO PARQUE DA ÁGUA BRANCA - 2ª AUDIÊNCIA PÚBLICA


domingo, 8 de abril de 2012
Venha contribuir na formulação do Plano de Manejo Ambiental do Parque da Água Branca
No sábado dia 14 de abril, o novo diretor do Parque da Água Branca, Engº Agrônomo Marcos Rangel, irá apresentar, para contribuição dos frequentadores do Parque, a proposta de Plano de Manejo ambiental, que inclui o manejo de árvores, animais e nascentes.
É importante que você e todo/as que lutaram pela defesa e preservação das características rurais, ambientais, culturais e históricas do Parque da Água Branca participem desta reunião e contribuam com sugestões. A participação cidadã na gestão dos bens públicos é defendida pelo Movimento SOS Parque da Água Branca e com isso, evitar intervenções prejudiciais como as que ocorreram em 2010/2011 no Parque da Água Branca.
O Movimento SOS Parque da Água Branca monitora os desdobramentos das ações propostas no Termo de Ajuste de Conduta (fruto da participação dos frequentadores por meio de abaixo assinado e reuniões em 2010 e 2011).
Mantemos contatos frequentes e reuniões com a 3ª PJMA – Promotoria de Meio Ambiente da Capital e com o novo Diretor do Parque, Eng.º Agrônomo Marcos Sérgio Rangel Fernandes, com o objetivo de contribuir e acompanhar o cronograma de implantação das medidas compensatórias (mitigadoras) previstas no TAC:
- Cercamento, sinalização, programa de educação ambiental para a área das nascentes e bosque das palmeiras;
- Recomposição do solo da Trilha do Pau Brasil;
- Implantação de novo sub-bosque com espécies da mata atlântica na área do ex-circo de leilões (ao lado do galpão da feira);
- Apresentação de plano de manejo ambiental (gestão das nascentes, árvores, paisagismo, animais e resíduos);
- Equipe técnica qualificada para a gestão das necessidades de preservação e manutenção doParque, conforme tombamento previsto pelo CONDEPHAAT e CONPRESP;
- Criação de conselho gestor participativo e paritário composto por representantes dos frequentadores, órgão do estado e entidades sediadas no parque;
- Acompanhamento dos processos no CONDEPHAAT e CONPRESP.
Apresentação da proposta de Plano de Manejo Ambiental do Parque da Água Branca pela direção do Parque.
Sábado, dia 14 de abril de 2012, às 8h da manhã.
Auditório Paulinho Nogueira – Prédio da Administração (arquibancadas).
Coordenação do Movimento SOS Parque da Água Branca.
Nascentes do Parque da Água Branca

