segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Deu no blog do Luis Nassif On Line - 06-09-10

A Primeira Dama e o Parque da Água Branca
enviado por Luis Nassif, 06/09/10



Por jura

O gabinete da primeira-dama do Estado de São Paulo está instalado no Parque da Água Branca, centro cultural e uma das pouquíssimas reservas ambientais da capital paulista.

O parque sempre foi um quintal para as primeiras-damas que por lá passaram, mas desta vez a primeira-dama Deuzeni Goldman, talvez premida pela curta duração de seu mandato tampão, está transformando o parque no quintal da casa dela.

Faz tempo que o parque precisa de manutenção. Todas as reformas executadas foram improvisadas e sem planejamento nem respeito ao patrimônio histório, já que o parque é tombado.

O Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico - Condephaat, por sua vez, é um órgão morto. Permite que se faça qualquer coisa. A legislação do tombamento não é respeitada há muito tempo. Árvores mortas ou derrubadas deveriam ser replantadas. Nunca foram.

Monica Serra mandou construir um "playground" para a terceira-idade, uma ideia genial, onde eu costumava levar minha mãe idosa para fazer exercícios leves. Só que escolheram um local de difícil acesso, no alto de uma ladeira ou uma escadaria e ainda destruíram o jardim geométrico de um dos casarões para instalar o parquinho perto do gabinete, quando há lugares planos e abandonados disponíveis, inclusive o estacionamento do próprio gabinete. Quem inaugurou o parquinho foi o próprio Serra.


O tattersal, antigo galpão de leilão de animais, era usado como local de ensaio de músicos e grupos de dança, como o Abaçaí. Foi reformado e transformado num auditório de luxo. O auditório não tem programação à altura e os artistas agora não têm onde ensaiar.

O Revelando São Paulo, maior festival de música e cultura popular do Estado, realizado no Parque há treze anos, neste ano foi transferido para o Mart Center e o Parque da Vila Guilherme.

0 comentários:

Postar um comentário