Na LEI No 9.985, DE 18 DE JULHO DE 2000. que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, Plano de Manejo é um documento técnico mediante o qual se estabelece o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à sua gestão.
Para o pesquisador Miguel Milano, o Plano de Manejo resulta do planejamento, considerado como uma técnica ou instrumento de organização de processos futuros que permite otimizar as ações destinadas a alcançar objetivos propostos para a área Neste contexto o plano de manejo, contendo as orientações e informações ao adequado desenvolvimento das atividades e ações necessárias para se alcançar os objetivos, constitui-se no documento pelo qual se guiará o gestor da área nos seus trabalhos de administração.
Para a elaboração do plano de manejo do Parque da Água Branca, devemos considerar o que ele contém - fauna, flora, topografia, solo, águas. Considerar a legislação que proteje o parque - leis decretos, resoluções, assim como o tobamento. Definir quais suas características, quais áreas devem ser acessíveis, quais devem ficar protegidas. Definir medidas de proteção e regeneração das espécies, nascentes e olhos d'água. Prever um inventário.
Deve orientar as ações dos gestores do parque.
Deve orientar o Plano Diretor do Parque.
O Plano Diretor deve regular o uso do parque, combinando as determinações do Plano de Manejo com os usos previstos, nos seus vários aspectos - edificações, eventos, administração, regimento interno, gestão, recursos financeiros, impactos ao entorno etc, em articulação com demais planos reguladores do bairro e da cidade. Deve prever que o Parque tenha um Conselho Gestor Deliberativo, com participação cidadã.
Ambos os planos devem ser elaborados com a participação de técnicos, gestores e frequentadores do Parque.
Conselho Gestor Deliberativo
Os parques municipais contam com Conselhos Gestores Deliberativos, com participação cidadã, por lei desde 2003.
Os parques estaduais não.
O Projeto de Lei que propõe a criação de Conselhos Gestores para os Parques Estaduais está na fila de votação da Assembléia Legislativa.
O Parque da Água Branca está passando por várias reformas. São restauros nas construções históricas, corte de árvores, alterações na vegetação, praça de alimentação, novos passeios, pedriscos, praça de leitura, pisos intertravados, retirada das aves soltas (patos, gansos e cia), privatização do estacionamento... Todas de uma vez e todas de repente. Algumas muito bem vindas, outras muito questionáveis. Aqui você encontrará informações e opiniões sobre tudo isso que está ocorrendo no Parque.
0 comentários:
Postar um comentário